Manual de pré natal de baixo risco atualizado

FEBRASGO – Manual de Orientação Gestação de Alto Risco 9 PREFÁCIO DO MANUAL DE GESTAÇÃO DE ALTO RISCO DA FEBRASGO Este manual oferece informações atualizadas por um grupo de es-pecialistas, proporcionando uma base para a racionalização do empre-go de mais e melhores conhecimentos, incluindo os métodos diagnós-. Atenção ao Pré-Natal Fatores de risco manual de pré natal de baixo risco atualizado que devem ser encaminhados para pré-natal de alto risco, via SER: HAS com lesão de órgão-alvo - obrigatório anexar ou descrever laudo de especialista e prescrição específica se houver Obesidade acima de kg ou IMC ˃ Sendo assim, nesta metanálise comprovou-se que não houve aumento nos desfechos adversos perinatais naquelas pacientes acompanhadas por médicos generalistas ou parteiras (associadas a médicos generalistas) quando comparados com gineco-obstetras em pré-natal de baixo risco. O abortamento espontâneo é a complicação mais co-mum da gravidez, ocorrendo em aproximadamente 10 a . Atenção ao pré-natal de baixo risco.

• Solicita exames de rotina manual de pré natal de baixo risco atualizado e orienta tratamento conforme protocolo do serviço. Foi lançado em pelo Ministério da Saúde o Caderno de Atenção Básica: Pré-Natal de Baixo [HOST] blog visa facilitar a discussão de seus tópicos para que as equipes de Saúde que realizam Pré-Natal de Baixo Risco nas Unidades Básicas de Saúde o façam com segurança e qualidade,promovendo confiança entre seus profissionais e as gestantes usuárias do Sistema ùnico de. bebês prematuros no grupo de mães que fazem o pré-natal não chega a 10%, sendo que daquelas que não contam com o acompanhamento apropriado chega a 40%.

Mar 12, · Pré-Natal de baixo risco - Diagnóstico da gestação - Duration: Vamos Estudar Juntos 14, views. a importância de iniciar precocemente o pré natal, priorizando aquelas em situação de risco. Veja grátis o arquivo Caderno de Atenção Básica - Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco enviado para a disciplina de Saúde da Mulher Categoria: Outro - 12 - Condições clínicas que indicam a necessidade de encaminhamento para Obstetrícia (Pré-Natal de Alto Risco): suspeita de hipotireoidismo central (TSH normal ou baixo e T4 livre ou total baixo); ou paciente com hipotireoidismo usando mais de 2,5 mcg/kg de levotiroxina. ISBN 9 CADERNOS CADERNOS de de ATENÇÃO BÁSICA ATENÇÃO BÁSICA CADERNOS manual de pré natal de baixo risco atualizado DE ATENÇÃO BÁSICA 32 – ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL DEDE BAIXO RISCO ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL BAIXO RISCO 32 32Biblioteca .

A Biblioteca Virtual em Saúde é uma colecao de fontes de informacao científica e técnica em saúde organizada e armazenada em formato eletrônico nos países manual de pré natal de baixo risco atualizado da Região Latino-Americana e do Caribe, acessíveis de forma universal na Internet de modo compatível com as bases internacionais. Aug 22,  · Por outro lado, na gestante com baixo peso há um risco maior de parto prematuro. Foi lançado em pelo Ministério da Saúde o Caderno de Atenção Básica: Pré-Natal de Baixo [HOST] blog visa facilitar a discussão de seus tópicos para que as equipes de Saúde que realizam Pré-Natal de Baixo Risco nas Unidades Básicas de Saúde o façam com segurança e qualidade,promovendo confiança entre seus profissionais e as gestantes usuárias do Sistema ùnico de. versão atualizada em manual do cuidado no prÉ-natal e puerpÉrio na atenÇÃo primÁria em saÚde prefeitura municipal de londrina.

tende cobrir os aspectos clínicos associados à gestação de risco, sem se sobrepor às informações e recomendações de outras normas e manuais técnicos do Ministério da Saúde, incluindo o de pré-natal e puerpério, de doenças sexualmente transmissíveis, de emergências e outros. Esta Rede de Atenção à Saúde Materno-infantil tem o objetivo de reduzir manual de pré natal de baixo risco atualizado os índices da. O abortamento espontâneo é a complicação mais co-mum da gravidez, ocorrendo em aproximadamente 10 a 15%. Atenção ao Pré-Natal Fatores de risco que devem ser encaminhados para pré-natal de alto risco, via SER: HAS com lesão de órgão-alvo - obrigatório anexar ou descrever laudo de especialista e prescrição específica se houver Obesidade acima de kg ou IMC ˃ Alto Risco): suspeita de hipotireoidismo central (TSH normal ou baixo e T4 livre ou total baixo); ou paciente com hipotireoidismo usando mais de 2,5 mcg/kg de levotiroxina. A quarta parte trata da prevenção de câncer do colo do útero. Condições clínicas que indicam a necessidade de encaminhamento para Endocrinologia e Obstetrícia (Pré-Natal de Alto Risco): diagnóstico de hipertireoidismo. Mantenha acompanhamento da equipe da área de abrangência. JUSTIFICATIVA Fez-se necessária a construção deste documento no sentido de orientar a organização do pré-natal após diagnóstico de demanda realizado durante o a Planificação da manual de pré natal de baixo risco atualizado Atenção à Saúde na.

Dessa forma, o pré-natal foi considerado com qualidade adequada quando a mulher afirmou ter realizado no mínimo seis consultas durante a gestação e todos os cinco exames complementares, bemAuthor: Elaine Tomasi, Pedro Agner Aguiar Fernandes, Talita Fischer, Fernando Carlos manual de pré natal de baixo risco atualizado Vinholes Siqueira, Deni. 3. Manual Técnico do Pré-natal e manual de pré natal de baixo risco atualizado Puerpério - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - 1– INTRODUÇÃO Embora, nas últimas décadas, a cobertura de atenção ao pré-natal tenha aumentado, garantir sua qualidade permanece como o . Realizar o cadastramento da gestante no SisPreNatal e fornecer o Cartão da Gestante devidamente preenchido (o manual de pré natal de baixo risco atualizado cartão deve ser verificado e atualizado a cada consulta); manual de pré natal de baixo risco atualizado Realizar a consulta de pré-natal de gestação de baixo risco intercalada com a presença do(a) médico(a);. Mar 12,  · Pré-Natal de baixo risco - Diagnóstico da gestação - Duration: Vamos Estudar Juntos 14, views. Serviços de atenção secundária e/ou terciária devem ser envolvidos apenas quando se faz necessário cuidado adicional, e a gestante deve permanecer em acompanhamento pela APS, responsável pela. Jul 04, · CLASSIFICAÇÃO DO RISO GESTACIONAL A gestante começa a realizar o pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) após a confirmação da gravidez A cada consulta o risco gestacional será reavalidado Gestantes de baixo risco Gestantes de alto risco Realização do pré- natal na Atenção Básica Realização do pré- natal de alto risco na.

Aug 08,  · Sendo assim, nesta metanálise comprovou-se que não houve aumento nos desfechos adversos perinatais naquelas pacientes acompanhadas por médicos generalistas ou parteiras (associadas a médicos generalistas) quando comparados com gineco-obstetras em pré-natal de baixo risco. • Captar as gestantes de sua área de atuação e encaminhá-las à UAP para a inscrição no pré natal. imensa importância da consulta de enfermagem no processo pré-natal, pois é capacitado para acompanhar todo o pré-natal de baixo risco, sua contribuição no sucesso do cuidado com a gestante é imensurável e suas atribuições vão além do que manual de pré natal de baixo risco atualizado grande parcela da população tem conhecimento (ARAÚJO et al.10 Passos para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica Ministério da Saúde – 1° PASSO: Iniciar o pré-natal na Atenção Primária à Saúde até a 12ª semana de gestação (captação precoce) 2° PASSO: Garantir os recursos humanos, físicos, materiais e técnicos necessários à atenção pré-natal. da Saúde e manual de pré natal de baixo risco atualizado fazem parte do preconizado pelo protocolo do Ministério para pré-natal de baixo manual de pré natal de baixo risco atualizado risco 7. Foram coletadas as informações relativas a número de manual de pré natal de baixo risco atualizado consultas pré-natal, a taxa de mortalidade neonatal pre-coce e tardia, mortalidade materna e óbitos fetais. Acesse os Slides desta aula. Atenção ao pré-natal de baixo risco.

Dentre estas fetos prematuros, de baixo peso ou com malformações em gestações anteriores; • Patologias prévias em gestações anteriores: diabetes gestacional, pré-eclampsia, ITU: • Cartão de pré-natal com todos os dados da. Em relação às. Único de Saúde (SUS) a Rede Cegonha e Portaria GM/MS nº , de 5 de outubro de , altera a Portaria GM/MS nº , de 24 de junho de ; Política Distrital Cadernos de Atenção Básica nº 32 - Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco, Ministério da Saúde ();. ISBN 9 CADERNOS CADERNOS de de ATENÇÃO BÁSICA ATENÇÃO BÁSICA CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA 32 – ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL DEDE BAIXO RISCO manual de pré natal de baixo risco atualizado ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL manual de pré natal de baixo risco atualizado BAIXO RISCO 32 32Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde Biblioteca Virtual em Saúde do M. tende cobrir os aspectos clínicos associados à gestação de risco, sem se sobrepor às informações e recomendações de outras normas e manuais técnicos do Ministério da Saúde, incluindo o de pré-natal e puerpério, de doenças sexualmente transmissíveis, de emergências e . O Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco, agora lançado pela Direção-Geral da Saúde, surge como uma oportunidade de abordar as questões relativas à gravidez de forma abrangente, desde a pré-conceção ao puerpério.

Por outro lado, na gestante com baixo peso há um risco maior de parto prematuro. • Os profissionais de atenção primária devem realizar o pré-natal de baixo risco, provendo cuidado contínuo no decorrer da gravidez. para tomada de decisão clínica para as gestantes de risco habitual nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Considera-se gravidez de baixo risco aquela em que não é possível identificar, após avaliação clínica de acordo com a avaliação do risco pré. Manual do pré-natal de baixo risco. • Captar as gestantes de sua área de atuação e encaminhá-las à UAP para a inscrição no pré natal. manual-pre-natal 1. A Biblioteca Virtual em Saúde é uma colecao de fontes de informacao científica e técnica em saúde organizada e armazenada em formato eletrônico nos países da Região Latino-Americana e do Caribe, acessíveis de forma universal na Internet de modo compatível com as bases internacionais. If you continue browsing the site, you agree to the use of cookies on this website.

Solicitação de exames complementares ABORDAGEM SINDRÔMICA DAS DSTs E VAGINOSES Escore de risco Interpretação do exame citopatológico do colo útero (Tratamento) Uso de contraceptivos oferecidos pela prefeitura (Oral, Injetável, Barreira, Intra uterino) manual de pré natal de baixo risco atualizado Hipertensão arterial Manual de Pré-natal de baixo risco para baixar. Ava liação de risco gestacional, inicial e a cada consulta Sim Avaliaçã o de risco gestacional pelo Médico Pré NatalAlto Risco Pré-Natal de Alto Risco Pré-Natal de Baixo Risco Confirmado o risco Afastado o risco Garanta o atendimento no ambulatório de pré-natal de alto risco. da Saúde e fazem parte do preconizado pelo protocolo do Ministério para pré-natal de baixo risco 7. Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar com o Pinterest. RESUMO: Caderno de Atenção Básica inserido no âmbito do componente pré natal da Rede Cegonha como uma das ofertas que objetivam apoiar as equipes de atenção básica na qualificação do cuidado e na articulação em rede. Dec 16,  · manual-pre-natal 1.

AULA GRATUITA - Edema agudo de pulmão para concursos de enfermagem | Profª. Mar 01,  · Aula introdutória de Pré-Natal de baixo risco: diagnóstico da gravidez, sinais de manual de pré natal de baixo risco atualizado gravidez, exames de rotina do pré-natal, calendário de consultas do pré-natal. Aqui, apresentamos a proposta para a reorganização manual de pré natal de baixo risco atualizado da Assistência Pré-Natal, de Baixo Risco, a ser desenvolvida nas USF. Nov 06,  · Caderno de Atenção Básica 32 - Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco Este caderno está inserido no âmbito do componente pré-natal da Rede Cegonha como uma das ofertas que objetivam apoiar as equipes manual de pré natal de baixo risco atualizado de atenção básica (EAB) na qualificação do cuidado e na articulação em rede.

A quinta parte faz referência à prevenção do câncer de mama. para tomada de decisão clínica para as gestantes de risco habitual nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Essa melhoria da qualidade, no. A gestante deve portá-lo continuamente. Desde o início de sua elaboração, este Manual de assistência pré-natal contou com a colaboração dos membros da Comissão Nacional de Pré-Natal para analisar de forma prática os fundamentos da assistência à mulher, no seu preparo para a gestação e no seguimento. ATENÇÃO AO PRÉ NATAL ALTO RISCO ABORTAMENTO INTRODUÇÃO De acordo com a Organização manual de pré natal de baixo risco atualizado Mundial de Saúde define como abortamento como o término da gestação antes de 20 semanas de gestação ou com feto que nasce pesando menos de g. no PN de Baixo-Risco e eventualmente consultar no Alto-Risco (programar) 3 POSSIBILIDADES Avaliação no Pré-Natal de Alto-Risco Referência de Parto de Alto-Risco Para avaliação e/ou Internação Urgência / Emergência Obstétrica IDENTIFICADO O ALTO-RISCO MATERNO ou FETAL PACIENTE no PRÉ-NATAL DE BAIXO-RISCO FLUXOGRAMA do PRÉ-NATAL.

Manual Técnico do Pré-natal e Puerpério - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - 1– INTRODUÇÃO Embora, nas últimas décadas, a cobertura de atenção ao pré-natal tenha aumentado, garantir sua qualidade permanece como o maior desafio., ). Manual de assistência pré-natal / Sérgio Peixoto. Na gestão do cuidado, recomenda-se a utilização dos seguintes instrumentos.

Pré-Natal-Baixo Risco Série: Protocolos Técnicos – - PAISM- Pré Natal Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa- Pr. Para tanto, este Caderno de Atenção Básica (CAB) Pré-Natal aborda desde a organização do processo de trabalho, do serviço de saúde e aspectos do planejamento, além de questões relacionadas ao acompanhamento da gravidez de risco habitual e de suas possíveis intercorrências, promoção da saúde, gestação em situações especiais. Este protocolo segue a linha guia da Rede Mãe Paranaense.

mulheres no pré-natal de baixo-risco, no puerpério e na promoção do aleitamento materno. Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial. Pré-natal e Nascimento (PHPN), afim de produzir um prognostico da realidade brasileira, no que tange a aten-ção de baixo risco, realizada pelo sistema único de saúde (SUS). A terceira parte aborda o planejamento reprodutivo. Secretaria Municipal de Saúde Manual do cuidado no pré-natal e puerpério na atenção primária em Saúde/ Eni do Carmo de Souza, Marcos André da Silva (col Quadro 11 - Padronização de manual de pré natal de baixo risco atualizado procedimentos e condutas de rotina no pré-natal de risco .

Os atendimentos clínicos durante o pré-natal de baixo risco podem ser realizados pelo médico, enfermeira, enfermeiras obstértricas ou obstetrizes de maneira intercalada, complementar. [HOST] Pré-natal – Wikipédia, a enciclopédia livre O chamado pré - natal é a assistência na área da enfermagem e da medicina prestado à. Jul 04,  · CLASSIFICAÇÃO DO RISO GESTACIONAL A gestante começa a realizar o pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) após a confirmação da gravidez A cada consulta o risco gestacional será reavalidado Gestantes de baixo risco Gestantes de alto risco Realização do pré- natal na Atenção Básica Realização do pré- natal de manual de pré natal de baixo risco atualizado alto risco na.

Nov 06, · Caderno de Atenção Básica 32 - Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco Este caderno está inserido no âmbito do componente pré-natal da manual de pré natal de baixo risco atualizado Rede Cegonha como uma das ofertas que objetivam apoiar as equipes de atenção básica (EAB) na qualificação do cuidado e na articulação em rede. 10 Passos para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica uterino e risco de baixo peso ao manual de pré natal de baixo risco atualizado nascer (FESCINA et al, ) Em relação a viagens, não existem restrições, sendo consideradas seguras até quatro semanas antes da data provável do parto (FREITAS et al, ). Para a realização do acompanhamento do pré-natal na Atenção Básica, o Manual Técnico do Pré-natal e Puerpério da Secretaria de Estado de São Paulo, descreve como principais Enfermeiro (a): • Realiza consulta de pré-natal de baixo risco. RESUMO: Caderno de Atenção Básica inserido no âmbito do componente pré natal da Rede Cegonha como uma das ofertas que objetivam apoiar as equipes de atenção básica na qualificação do cuidado e na articulação em rede. Prefeitura do Município. Estimativa do ganho de peso para as gestantes durante a gestação: Em função do estado nutricional pré-gestacional ou no início do pré-natal (tabela 1), estime o ganho de peso total até o fim da gestação (tabela 2)/5(19). assistência prestada à gestantedurante o pré, -natal de baixo risco na Estratégia de Saúde da Família, bem como os principais desafios [HOST]-se de uma revisão bibliográfica narrativa desenvolvida junto a nove trabalhos científicos publicados no período de a.

Recomendação O modelo de acompanhamento de pré-natal de. 4 Sumário Os atendimentos clínicos durante o pré-natal de baixo risco podem ser realizados pelo médico, atualizado a cada consulta, servindo de comunicação entre as consultas e os manual de pré natal de baixo risco atualizado atendimentos posteriores e manual de pré natal de baixo risco atualizado em outros serviços. 3. [HOST] Pré-natal – Wikipédia, a enciclopédia livre O chamado pré - natal é a assistência na área da enfermagem e da medicina prestado à. AULA GRATUITA - Edema agudo de pulmão para concursos de enfermagem | Profª.

Direção-Geral da Saúde – Portugal. imensa importância da consulta de enfermagem no processo pré-natal, pois é capacitado para acompanhar todo o pré-natal de baixo risco, sua contribuição no sucesso do cuidado com a gestante é imensurável e suas atribuições vão além do que grande parcela da população manual de pré natal de baixo risco atualizado tem conhecimento (ARAÚJO et al. Realizar o cadastramento da gestante no SisPreNatal e fornecer o Cartão da Gestante devidamente preenchido manual de pré natal de baixo risco atualizado (o cartão deve ser verificado e atualizado a cada consulta); Realizar a consulta de pré-natal de gestação de baixo risco intercalada com a presença do(a) médico(a);. Mar 01, · Aula introdutória de Pré-Natal de baixo risco: diagnóstico da gravidez, sinais de gravidez, exames de rotina do pré-natal, calendário de manual de pré natal de baixo risco atualizado consultas do pré-natal. no PN de Baixo-Risco e eventualmente consultar no Alto-Risco (programar) 3 POSSIBILIDADES Avaliação no Pré-Natal de Alto-Risco Referência de Parto de Alto-Risco Para avaliação e/ou Internação Urgência / Emergência Obstétrica IDENTIFICADO O ALTO-RISCO MATERNO ou FETAL PACIENTE no PRÉ-NATAL DE BAIXO-RISCO FLUXOGRAMA do PRÉ-NATAL. Distrito. ATENÇÃO AO PRÉ NATAL ALTO RISCO ABORTAMENTO INTRODUÇÃO De acordo com a Organização Mundial de Saúde define como abortamento como o término da gestação antes de 20 semanas de gestação ou com feto que nasce pesando menos de g.

A sexta parte. Cadernos de Atenção Básica nº 32 - Atenção ao manual de pré natal de baixo risco atualizado Pré-natal de Baixo Risco,. Nenhum comentário: Postar um comentário. Oct 02,  · Veja grátis o arquivo Caderno de Atenção Básica - Atenção manual de pré natal de baixo risco atualizado ao Pré-Natal de Baixo Risco enviado para a disciplina de Saúde da Mulher Categoria: Outro - 12 - /5(16). FEBRASGO – Manual de Orientação Gestação de Alto Risco 9 PREFÁCIO DO MANUAL DE GESTAÇÃO DE ALTO RISCO DA FEBRASGO Este manual oferece informações atualizadas por um grupo de es-pecialistas, proporcionando uma base para a racionalização do empre-go de mais e melhores conhecimentos, incluindo os métodos diagnós-. Cadernos de Atenção Básica nº 32 - Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco,., ).

Constitui-se em ferramenta que, somada à capacidade das equipes e dos gestores, contribui para a constante . Este caderno está inserido no âmbito do componente pré-natal da Rede Cegonha como uma das ofertas que objetivam apoiar as equipes de atenção básica (EAB) na qualificação do. 3. Único de Saúde (SUS) a Rede Cegonha e Portaria GM/MS nº , de 5 de outubro de , altera a Portaria GM/MS nº , de 24 de junho de ; Política Distrital Cadernos de Atenção Básica nº 32 - Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco, Ministério da Saúde ();. • Auxiliar a equipe de saúde no monitoramento da gestante, por .

a importância de iniciar precocemente o pré natal, priorizando aquelas em situação de risco. Dessa forma, o pré-natal foi considerado com qualidade adequada quando a mulher afirmou ter realizado no mínimo seis consultas durante a gestação e todos os cinco exames complementares, bem. Caderno 32 – Pré Natal Baixo Risco e Manual Técnico de Gestação de Alto Risco Este caderno está inserido no âmbito do componente pré-natal da imprimir. JUSTIFICATIVA Fez-se necessária a construção deste documento no sentido de orientar a organização do pré-natal após diagnóstico de demanda realizado durante o a Planificação da Atenção à Saúde na.

O pré-natal bem realizado na atenção básica ão apenas n reduz complicações durante a gestação, mas também facilita manual de pré natal de baixo risco atualizado a atuação dos especialistas na sala de. Manual de Pré-natal de baixo risco para baixar. Atualizado a 14 manual de pré natal de baixo risco atualizado de julho de segundo o Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco.

se necessário. Jan 19, · Atualização Básica de pré-natal de Baixo Risco Slideshare uses cookies to improve functionality and performance, and to provide you with relevant advertising. Postado por Saúde da Família - SG às Enviar por e-mail BlogThis! Recomendação manual de pré natal de baixo risco atualizado O modelo de acompanhamento de pré-natal de.

-- 2a. ed. Novembro de Gravidez de baixo risco. Pré-natal e puerpério manual técnico.

Estimativa do ganho de peso para as gestantes durante a gestação: Em função do estado nutricional pré-gestacional ou no início do pré-natal (tabela 1), estime o ganho de peso total até o fim da gestação (tabela 2). O Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco, agora lançado pela Direção-Geral da Saúde, surge como uma oportunidade de abordar as questões relativas à gravidez de forma abrangente, desde a pré-conceção ao puerpério. • Auxiliar a equipe de saúde no monitoramento da gestante, por meio da visita domiciliar, priorizando. qualidade da assistência pré-natal reduzindo o risco de intercorrências maternas e neonatais. -- São Manual de gestação de alto risco, e de evidenciar a atenção global à gestante desde o momento em que o casal opta pela gestação, que permitirá classificá-la em alto ou baixo risco com.

O pré-natal do Instituto Nacional da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) busca oferecer as gestantes que apresentam alto risco materno e/ou fetal, juntamente com sua rede de apoio, um acompanhamento da saúde da mãe e do feto até o momento do parto, incluindo a consulta pós-parto.


Comments are closed.

Close Menu
html Sitemap xml